domingo, 26 de maio de 2013

Artista plástico cabo-verdiano distinguido com menção honrosa na Eslovénia

O artista plástico Eduardo Oliveira Bentub foi distinguido com uma menção honrosa atribuída pela Maribor - Associação de pintores da Eslovénia. O prémio foi entregue durante uma exposição colectiva de pintores nesse país e dá ao artista a possibilidade de mostrar o seu trabalho nas melhores galerias da Eslóvenia.

Bentub, natural de Santo Antão, é o primeiro cabo-verdiano a destacar-se nesta exposição colectiva de jovens pintores. A mostra foi realizada no dia 21 de Maio e contou com os trabalhos de dez jovens pintores, finalistas de um concurso para o qual dezenas de artistas apresentaram candidaturas.

Eduardo Oliveira Bentub apaixonou-se pela pintura ainda criança, mas foi por influência do artista plástico cabo-verdiano David Levy Lima que começou a exibir as suas obras em Portugal, Cabo Verde e posteriormente na Eslóvenia e Áustria.

Com o uso de cores vivas e expressivas, acompanhadas de figuras esboçadas ou retratadas e de textos referentes ao quotidiano das ilhas, Edu, como é conhecido, transporta a arte e a cultura do nosso país para fora das fronteiras lusófonas, fazendo-as chegar até ao Leste Europeu .

 in http://asemana.sapo.cv (26 Maio 2013) 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Porto Novo: Museu de romarias previsto para 2014

O projecto do futuro museu de romarias do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, será implementado até finais de 2014, segundo previsão do Instituto da Investigação e do Património Culturais (IIPC).

Uma missão do IIPC, numa visita efectuada, recentemente, a Santo Antão, previu que, até finais do próximo ano, o projecto do museu das romarias estará implementado, funcionando como um espaço de preservação das festas de romarias, sobretudo da peregrinação de São João no Porto Novo.

Além do museu, deverão ser ainda construídos um miradouro e uma estátua de São João, no Lombo de Brás, a norte da cidade do Porto Novo.

O museu das romarias, que irá funcionar nas instalações da antiga fábrica de pozolanas, desactivada nos anos 90, faz parte de um pacote de projectos culturais previstos pelo IIPC em Santo Antão, do qual se destacam ainda a recuperação das antigas instalações militares no Porto Novo e do farol Fontes Pereira de Melo (farol do Boi), na localidade de Janela.

Fonte: Inforpress/JM

 
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Artesanato do Paul: Beleza Pura


O artesanato tem tradição no concelho do Paul onde os quadros em baixo e alto-relevo, feitos com recurso aos materiais que a natureza coloca à disposição dos artesãos, são já uma imagem de marca.

São feitos a partir de materiais recolhidos nos terrenos agrícolas, pequenas pedras e outros materiais recolhidos na natureza e que, adicionados ao génio dos artistas, se transformam em “beleza pura” para deleite de nacionais e turistas que demandam a ilha de Santo Antão.

“Uso tudo o que posso aproveitar, troncos de árvores, pedra, terra, folhas de bananeiras, pedaços de coqueiros, flor de cana sacarina e cana de caniço”, conta Fernando Oliveira, jovem artesão que se vê obrigado a trabalhar como electricista porque, conforme disse ao asemanaonline “é difícil viver de arte em Cabo Verde".

Os quadros custam entre seis a trinta mil escudos mas, devido à falta de poder de compra dos cabo-verdianos residentes no país, “os compradores são geralmente instituições, turistas e emigrantes”, revela Fernando Oliveira, natural do Paul que se dedica ao artesanato há 16 anos.


fonte: www.meupaul.com / asemanaonline